Indisciplina na sala de aula é um probleminha que todo professor tem né? pensando nisto achei inteessante estas dicas e divido com vocês. Boa sorte!!
Se você está com problemas de disciplina em sala de aula, confira a seguir 4 dicas de como se posicionar da maneira certa:
1) Use sua voz normal e natural
Levantar a voz para ter a atenção dos alunos não é a melhor estratégia. O ambiente e estresse causados não valem à pena e podem provocar efeitos contrários. Os estudantes irão espelhar-se em seu tom de voz, por isso evite o uso do volume e tom elevados. Se você quer que as crianças falem e um volume normal e agradável é importante que você seja o principal exemplo. Não se esqueça também de diferenciar seu tom de voz. Ao pedir que os alunos guardem seus cadernos e façam grupos, seja afirmativo e firme, em um tom imperativo. Quando perguntar ou pedir a participação dos alunos na sala de aula, ou questionar a importância de determinado fato, use um tom convidativo e informal.
2) Fale apenas quando houver silêncio
Apenas espere. Aguarde que cada aluno reconheça sua presença, sem a necessidade de qualquer apresentação ou manifestação. Lute contra a tentação de falar ou chamar a atenção. Você irá perceber que a iniciativa de calar-se e pedir silêncio virá dos próprios alunos e isso faz toda diferença na construção do respeito mútuo.
3) Use comunicação não-verbal
Manter sua mão levantada e fazer contato visual com os alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva um tempo para que os estudantes se acostumem com essa rotina, mas ela funciona perfeitamente. Ao levantar sua mão, peça a eles que façam o mesmo. Espere 5 segundos e abaixe o braço lentamente. Ligar e desligar a luz rapidamente são métodos antigos e eficientes. Pode ser um sinal de rotina para uma prova, por exemplo, quando faltam alguns minutos para a entrega. Com alunos mais novos, você pode bater palmas três vezes e ensiná-las a bater responsivamente duas vezes. É uma maneira divertida e ativa de chamar a atenção sem precisar distanciá-los de você.
4) Pontue problemas de forma rápida e sábia
Ao perceber um problema ou confusão pontual, resolva essa questão o mais rápido possível. Mal estar e indisposições podem crescer rapidamente e tornarem-se confusões e desentendimentos mais complicados de resolver. Para resolver esses problemas de forma sábia, você e o(s) aluno(s) devem separar-se do resto da turma, na porta ou lado de fora da sala. Pergunte de forma ingênua “Como posso te ajudar?”, mas não faça isso de forma sínica e que provoque mais ressentimento. Não acuse o estudante de nada. Mostre que você se importa, mesmo se esse não for o caso. O aluno ficará desarmado porque espera uma atitude de confrontação e irritação. Sempre tenha uma abordagem positiva. Diga, “Parece que você está com dúvidas” ao invés de “Porque você estava conversando e não fez a atividade?”. Quando os estudantes tiverem conflitos entre eles, tenha sempre uma atitude neutra, não importando o histórico do aluno. Converse com eles durante o intervalo ou na saída e uso uma linguagem neutra. Você deve agir como mediador da situação, e eles devem aprender sozinhos como resolver o problema de forma pacífica e madura.
ótimas dicas!ano passado sofri muito com isso, tinha uma aluna que era muito difícil, mas com o tempo fui conseguindo conquistá-la. Então quando criei o blog estava sem trabalhar, e estava viciada em bordar rsrs, então fui chamada no concurso e o blog ficou de lado, pq bordar requer tempo e paciência e era algo que não estava querendo muito. Agora que estou de licença, ficar em casa sem fazer "nada" voltei a bordar e a atualizar o blog, mas não vou deixar ali só pra bordados não. Quem sabe com o tempo passe a postar atividades que apliquei e q teve resultados satisfatórios. beijinhos e adorei sua visita, volte sempre!
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