ESCRAVOS DE
JÓ
Objetivo: o entrosamento para o sucesso das atividades. ( Boa para alunos maiores, que já tenham boa coordenação e lateralidade e adultos)
Objetivo:
Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída;
Levar os participantes a identificarem seus ritmos e gêneros musicas, assim como refletirem sobre a importância de respeitar as preferências alheias.(indicada para alunos de ciclo II)
Procedimentos:
Solicitar aos alunos que escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente.
Cada um deve cantar o trecho escolhido para a turma.
O professor/dinamizador da atividade tem o papel de sondar se todos já ouviram aquela música, quem é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não gosta, etc.
A regra é não repetir as músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.
Com todos devidamente apresentados pedir que sistematizem no papel criando um cartaz de sua apresentação.
Com todos os cartazes prontos criar um painel para sala de aula: “Somos como músicas”.
Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
Recomendado para: 5ª à 8ª série
O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo
pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu
no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.
Formar um círculo –
todos de pé cantarão a música escravos de Jô, porém ao invés de moverem algum
objeto o movimento será feito com o próprio corpo.
Combinar
antecipadamente que o movimento se dará através de pulos com os dois pés juntos
iniciando para a direita.
Então ao
cantar:
Escravos de Jó –
pular para a direita
jogavam caxangá – pular para a direita
Tira – pular para a esquerda
põe, – pular para a direita
deixa ficar… – ficar parado
Guerreiros – pular para a direita
com guerreiros- pular para a direita
fazem zigue – pular para a direita
zigue – pular para a esquerda
zá – pular para a direita
jogavam caxangá – pular para a direita
Tira – pular para a esquerda
põe, – pular para a direita
deixa ficar… – ficar parado
Guerreiros – pular para a direita
com guerreiros- pular para a direita
fazem zigue – pular para a direita
zigue – pular para a esquerda
zá – pular para a direita
QUE MÚSICA VOCÊ É?
Objetivo:
Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída;
Levar os participantes a identificarem seus ritmos e gêneros musicas, assim como refletirem sobre a importância de respeitar as preferências alheias.(indicada para alunos de ciclo II)
Procedimentos:
Solicitar aos alunos que escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente.
Cada um deve cantar o trecho escolhido para a turma.
O professor/dinamizador da atividade tem o papel de sondar se todos já ouviram aquela música, quem é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não gosta, etc.
A regra é não repetir as músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.
Com todos devidamente apresentados pedir que sistematizem no papel criando um cartaz de sua apresentação.
Com todos os cartazes prontos criar um painel para sala de aula: “Somos como músicas”.
Dinâmica: " do balão"
Objetivo: Reflexão
Material:balões palitos de dentes uma caixa de bombons ou algum outro prêmio
Procedimento:
Material:balões palitos de dentes uma caixa de bombons ou algum outro prêmio
Procedimento:
entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de
dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: _ganha esta caixa de
bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar.
Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos adversários para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas ? E fica com a caixa ou distribui.
Outra Versão:
Procedimento:
Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos adversários para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas ? E fica com a caixa ou distribui.
Outra Versão:
Procedimento:
Distribui-se um balão cheio para cada participante e um palito de dentes. A regra da brincadeira é: Quem ficar até o final sem ter seu balão
estourado é o vencedor. Dá-se o tempo de um minuto. Geralmente os participantes
estouram o balão uns dos outros, ficando poucos ou nenhum vencedor.
Moral da história:
Todos poderiam ter sido vencedores pois em momento algum foi dada a regra
de que deveriam ter estourado o balão do outro. Pense antes de agir!!
O
que penso ou sinto sobre…
Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
Recomendado para: 5ª à 8ª série
Meu nome é…
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências
Quem
é meu professor?
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Recomendado para: 1ª à 4ª séries (ciclo I e II)
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Recomendado para: 1ª à 4ª séries (ciclo I e II)
Turismo
na escola
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunosem grupos. Esse
é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que
devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel,
descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um
sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito.
Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao
destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o
nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os
grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo
momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro)
numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são
fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que
ainda não foram percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode
fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos “pontos turísticos” da escola.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries; ciclo I,II e III.
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunos
fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos “pontos turísticos” da escola.
Recomendado para: 1ª à 8ª séries; ciclo I,II e III.
Espírito de
Equipe
Objetivo: confiança que temos que ter no amigo, espírito de
equipe e valorização de pessoas.
Pedir para o grupo
de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em seguida pedir para
que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão
cair, outros vão conseguir.
Moral da história: Sem confiança não há sucesso! falar da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.
Moral da história: Sem confiança não há sucesso! falar da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.
Recomendado para qualquer série ou grupo.
Painel de boas vindas interativo:
Muitos professores do 1°ciclo do ensino
fundamental passam horas desenhando murais e painéis para ornamentar a sala de
aula. Já os docentes do 2°ciclo raramente se preocupam com isso. Sugerimos que
haja um equilíbrio e que o acolhimento seja interativo e esteja presente em
todas as classes.
A VIAGEM
Objetivos:Levantar as expectativas dos alunos em relação ao ano letivo;Acolher o novo grupo; Ornamentar a sala de aula de maneira significativa.
Procedimento:O professor afixa na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No
mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos a viagem do saber!
A paisagem de fundo pode ser: um mar, de céu e nuvens, floresta, etc...
A proposta é construir o painel com o grupo.
- Sendo paisagem marítima, propor que cada aluno faça a dobradura de um barco e imaginem a viagem decorando-o livremente e escrevendo uma palavra ou frase o que espera alcançar durante a mesma, ou seja, quais são suas expectativas em relação ao ano letivo.
- Sendo celeste podem ser confeccionados pequenos aviões de papel.
- O fundo florestal permite que cada um escolha um animal ou planta com o qual se identifica e construa da mesma forma: dobrando, recortando, colando...
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar
20 comentários:
Parabéns pelo blog.Ficou maravilhoso!
Olhem os outros meus blogs também.
orandoeagindo.blogspot.com
marcasnaidade.blogspot.com
cinemaarteecultura.blogspot.com
Beijos!!
Oi, amiga!! Obrigado pela visita ao meu blog e te digo que o seu cantinho é super interessante. Com muitas sugestões interessantes para nós professores. Já estou te seguindo e quando puder, passa lá no meu blog e pega o seu Selinho Diamante, ele foi feito para pessoas especiais como você. Bjs!!
www.mundocoloridodacrianca.blogspot.com
Oi Lu... Vim te dar boas vindas e agradecer pelo carinho, Obrigadinha!!! Tbm estou seguindo vc e vamos trocar muitas ideias sim. Deus te abençoe querida... Bjs!
Oi Lú...conheci seu blog no Agenda Blogs...
Amei tudo por aqui...vou voltar sempre...
Tenho um blog sobre educação também vai lá conhecer.
Bjos
Vanessa Ribeiro Marins
Dia a Dia do Professor
Conheci teu blog através da “Agenda dos Blogs” e já estou te seguindo! Se quiser seguir o meu ficarei grata!
Meu nome de seguidora é Cristiane Reis.
Nome do Blog: Ensinar é Aprender
Link do blog: http://ensinareaprender-crisreis.blogspot.com.br/
queria um brincadeira para trabalhar a socialização na noite do pijama que faremos na igreja com crianças de 6 a 12 anos de idade. aguardo resposta. meu email: jaquelineolivy@hotmail.com
Adorei.
Todas as atividades são para o Primeiro dia de aula dos alunos
Atividades para o Primeiro dia de aula
Atividades Quem é meu professor
Atividades Turismo na escola
Atividades Direitos e deveres
Atividades para as turmas de EJA
Adorei muito a dinamica do Balão vou fazer com a minha turma deste ano 2014. Um quinto ano abençoado!
Parabéns.... adorei.
Parabéns.... adorei.
Obrigada. Foi muito útil pra mim e será para meus alunos.
Amei as sugestoes.
Ótimas dinâmicas!
Ótimas dinâmicas. Vou aproveitar as ideias para iniciar o minhas atividades em sala. Obrigada.
Professora Marilde Silva.
Maravilhoso poder compartilhar nossas ideias e sugestões. Vou informar este blog com meus colegas.
Adorei, levarei para prática!
Parabéns prof. Lu ! Amei as dinâmicas de socialização vou usa-las....
no início de nossas aulas. Obrigada.
Interessante
Não trabalho em escolha,faço um encontro,com pré-adolescentes todo sábado na igreja para culturais ao senhor e achei e da pra aproveitar essas dinâmicas também nesses momentos.obrigada
Gostei muito das propostas.
Postar um comentário