segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DISCIPLINA:Como dizer não!

Como dizer "não" ao seu filho para que ele assimile regras e respeite limites

Bebês são curiosos, querem mexer em tudo e muitas vezes se colocam em perigo, principalmente quando aprendem a dar os primeiros passos. Imagine seu pequeno mexendo no fogão, na tomada, nos fios... Dá até arrepios, não? E, por mais que você o repreenda, ele volta a tocar onde não deve. Por isso, é preciso fazê-lo compreender a ordem “não pode”. Nesse ensinamento, sua linguagem corporal e tom de voz são extremamente importantes. Veja como acertar, com as dicas da Supernanny brasileira, a Cris Poli, e de outros especialistas.

Desde o nascimento, tudo que ocorre à volta do bebê é registrado como aprendizado. Mas regras e disciplina só começam a ser entendidas e interpretadas depois dos 2 anos de idade. “Até essa faixa etária, os pais precisam ter muita paciência e repetir as ordens diversas vezes, até que a criança incorpore o conceito. Não é fácil, leva tempo”, explica a educadora Cris Poli, a Supernanny brasileira, da rede de televisão SBT.

De acordo com Jo Frost, a Supernanny americana e autora do livro Superbabá, da Editora Seoman, a partir dos 2 anos a criança já é capaz de compreender, mas sua memória é limitada. Por isso, a repetição ainda é necessária. “Nervosismo não resolve em nada o mau comportamento. Claro que é preciso definir limites, mas o segredo é a maneira de falar”, garante. Entenda a evolução dos pequenos na assimilação das regras e saiba como discipliná-los corretamente:

O aprendizado em cada fase
Até 2 anos

Antes dessa idade, é muito difícil estabelecer uma disciplina, mas você pode e deve chamar a atenção do bebê sobre as coisas que ele deve ou não fazer. “Use um tom de voz firme e baixo para dizer ‘não’, acompanhado de uma breve explicação, como ‘isto está quente’”, indica Jo Frost, em seu livro.
De 2 a 3 anos


A criança já entende o “não”, porém sua capacidade de reter informações é restrita. Por isso, você precisará reforçá-las. Nessa idade, já é possível aplicar as regras de disciplina, que explicaremos adiante.
De 3 a 5 anos

É a fase da teimosia porque os pequenos estão descobrindo o mundo e querem mexer em tudo. Para lidar com esse momento, você deve ter em mente duas coisas: não mude suas regras por causa do seu filho. Sempre que o pegar no pulo fazendo algo inadequado, corrija na hora. Não espere para conversar depois, pois ele não conseguirá associar a atitude errada à sua queixa.
Acima de 5 anos

Você precisará ter jogo de cintura porque a criança, já grandinha, passa a compreender perfeitamente as ordens dos pais e tende a testar seus limites, desobedecendo mesmo. O intuito é chamar sua atenção. Aplique as regras de disciplina.
Tudo tem limite

E é preciso que você os defina desde cedo. A criança deve entender até onde pode ir.

Não pode mexer nas coisas...

O “não pode” deve existir desde a primeira infância, quando o bebê toca um objeto que outra pessoa segura, por exemplo. Aos poucos, ele associará atitudes erradas a mudanças no seu tom de voz e, naturalmente, passará a evitar comportamentos que provoquem essa alteração.

Basta dizer “não pode mexer” e afastar a mão da criança. “A ordem deve ser firme, mas não agressiva”, explica a psicóloga Maria Teresa Reginato, de Atibaia, no interior paulista. À medida que ela crescer, é importante que você esclareça o motivo da bronca, empregando expressões como: porque queima, porque dói e porque quebra. “Ensinar em casa evita que seu filho reproduza os maus modos na casa dos outros”, avisa Cris.

Não pode morder, bater, empurrar, puxar o rabo do cachorro...

Toda criança passa pela fase de morder, empurrar e provocar os animais. É necessário orientá-la também a respeito dessa conduta. “Abaixe-se, para ficar na mesma altura que a criança, coloque as mãos em seus ombros e olhe fixamente nos olhos enquanto fala ‘não pode, assim você machuca”, ensina Maria Teresa. Não adianta gritar de longe. A voz deve ser baixa, porém segura.
Reclamação na escola

A agenda da escola estampa uma bronca da professora? Leia a queixa na frente da criança e pergunte o que aconteceu. Depois de entender o motivo que a levou a bater no coleguinha, por exemplo, discipline-a, explicando que essa reação não é adequada.
Regras de disciplina

Condicione-se a empregar, sempre, um tom de voz de autoridade e outro de aprovação. Se essa estratégia falhar, o jeito é apelar, definindo um cantinho para o castigo, onde o pequeno deverá refletir sobre o mau comportamento.
Voz da autoridade

Recorra a ela sempre que a criança fizer algo errado:

1. Aproxime-se e não grite do outro lado da sala. Seu tom de voz deve ser baixo e firme.

2. Abaixe-se à altura dela, para não intimidá-la.

3. Olhe nos olhos. Dessa maneira, ela não conseguirá lhe ignorar.

4. Não ranja os dentes nem faça ameaças.

5. Caso ela tente desviar o olhar, diga “olhe para mim”. Segure-a –sem machucar, obviamente – pelos braços para que ela não saia.

6. Deixe claro que você não está brincando.

7. Peça sempre “por favor” e explique da maneira mais clara possível que ela não pode repetir o erro. Por exemplo: “Bater nos outros é inaceitável. Não quero mais que você faça isso, por favor”.
Dicas:
- Não negocie. Fale e peça, sem gritar.

- Não faça promessas nem ofereça opções a uma criança pequena: “Você poderá comer o biscoito se comer o arroz com feijão”. Frases como essa só farão com que o pequeno tente negociar, provocando desgaste.

- Se a criança gritar com você, não responda com outro berro.

Voz da aprovação

Diante de um comportamento exemplar, o reconhecimento é igualmente importante:

1. Para elogiar, a voz deve ser alta, aguda e animada.

2. Vale bater palmas e até soltar gritinhos.
Castigo educa

“Esse método ensina a criança a refletir sobre o que havia sido combinado com os pais, interrompe o mau comportamento e induz o adequado. Acredito nele porque funciona”, ressalta Cris. Então, quando a voz da autoridade não funcionar...

1. Mande-o para o cantinho da disciplina, sempre justificando a razão. “Deixe-o lá por um tempo correspondente a um minuto por ano de idade”, aconselha Cris.

2. Caso ele saia, coloque-o lá novamente e esclareça novamente o motivo.

3. Após cumprir o castigo, oriente a criança a pedir desculpas.

4. Assim que ela se desculpar, dê beijos e abraços.

5. Esqueça o assunto e aja como se nada tivesse acontecido.
A técnica do envolvimento

As crianças querem atenção o tempo todo. Quando você não dá, elas tendem a aprontar. É aí que você pode lançar mão de um truque: a técnica do envolvimento, que nada mais é do que incluir seu filho nas suas atividades, como as tarefas domésticas. Elas são interessantes para os pequenos. Ajudar a dobrar um lençol e usar um miniespanador ou uma minivassoura são maneiras de participarem e se sentirem úteis.
Pegue leve

Sabe quando você fala mil vezes para seu filho não mexer naquele vaso que fica em cima da mesa porque ele pode quebrar e não adianta? Se a peça finalmente espatifar, certamente ele começará a chorar e se mostrará arrependido.

Caso isso ocorra, não aplique nenhuma punição. Se a criança pedir desculpas sinceras, significa que já aprendeu a lição. A única coisa que você deve fazer é explicar por que isso aconteceu, lembrá-lo das regras e pronto. Sem broncas!

Persista, pois você vai conseguir!

Educar uma criança não é fácil, requer muita paciência, determinação e dedicação. Principalmente no período da primeira infância – de 0 a 7 anos – em que a personalidade se consolida É importante passar um tempo diário com seu filho. “Converse com ele, explique os motivos das proibições”, recomenda Maria Teresa. Por fim, o mais importante é ter paciência. “O segredo é tentar sempre evoluir nesse quesito, acompanhando o crescimento e o amadurecimento dos filhos, com dedicação e amor, muito amor”, finaliza Cris.

FONTE: Site: bebe.abril.com.br



É pessoal,educar não é fácil .Mas é necessário que você tenha auto-controle e assim possa ensinar a criança a ter também.
 A dica básica é ter em mente que o aprendizado tem dois lados, dos pais e da criança, e que uma boa conversa é essencial sempre. Adultos pacientes e equilibrados tendem a ser mais bem-sucedidos ao ajudar o filho a lidar com frustrações e limites.
FICA A DICA... BJS LU

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Selinho especial!!!

Este lindinho ganhei da amiga Magda, do blog :http://www.mundocoloridodacrianca.blogspot.com/
Este selinho foi criado pela Lu, do ateliehttp://atelielucianasevero.blogspot.com/
Regrinhas:

    Informar o blog quem criou o selinho e quem lhe repassou de presente.
      Distribuir para 10 Blogs amigos.
      Descrever no seu Blog, o significado de Artes para você.
    "Arte para mim é toda forma de

     expressão, que envolve

     sentimento,prazer...Criar é o 

    máximo!"

    Os 10 Blogs indicados ao selinho:
    1. rosecraveiro.blogspot.com/
    2. pro-dany.blogspot.com/
    3. profmarinalda.blogspot.com/
    4. criandoartecommagia.blogspot.com/
    5. rosangelaprendizagem.blogspot.com/
    6. http://reridamaria.blogspot.com/
    7. http://baudatiasonia.blogspot.com/
    8. espacodaana.blogspot.com/
    9. http://blogeducafeliz.blogspot.com/
    10. http://divajuliana.blogspot.com/


    domingo, 19 de fevereiro de 2012

    Projeto Carnaval

            Trabalhamos o carnaval como uma festa popular, que compõe a infinidade de atividades culturais,do nosso país. contemplamos sua origem desde o "entrudo" até os bailes e os belos desfiles  de hoje. Sem deixar passar a alegria do carnaval de rua. 
              Fizemos nosso baile com desfile de máscaras confeccionadas por eles e depois a folia foi ao som das marchinhas,já quase esquecidas.
    Olha só a farra que estas crianças fizeram, no 1º "CarnaMatias" .

































    Estas foram as máscaras que fiz com meus alunos da D2 e F




    Estas são as maravilhosas colegas!
    Faltou a Anália que estava cuidando dos seus pequeninos... e a Mary.
     Juntas fizemos este dia feliz para nossas crianças!

    sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

    quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

    COMO CONQUISTAR SEUS ALUNOS?


      Sempre acreditei que as relações humanas são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um individuo e que sendo assim a relação professor/aluno é essencial para o bom aprendizado. O aluno precisa apaixonar-se pelo aprender e cabe a nós, educadores,despertar este sentimento. Como queremos inspirar os alunos a mostrar empatia uns pelos outros, se nós falhamos em mostrar isso em nós?
      Não podemos nos focar apenas no desenvolvimento acadêmico,ignorando pequenos gestos que demonstram carinho. " O caminho mais curto para o aprender é através dos seus corações"! 
      Sendo assim, ai vão algumas dicas de como se aproximar e conquistar seus alunos:
    1.   Comece sua aula com um “Bom dia”! /Boa tarde!
    2.   Faça uma oração espontânea com os alunos;
    3.   Olhe nos olhos quando conversar com eles;
    4.   Pergunte como eles estão e/ou como se sentem;
    5.   Aprenda o nome dos seus alunos;
    6.   Ria junto com eles;
    7.   Respeite-os sempre;
    8.   Dê-lhes sua atenção individual;
    9.   Lembre a data de aniversário deles e dê atenção a mais nesse dia;
    10.    Diga-lhes o quanto você gosta de estar com eles;
    11.   Encoraje-os a pensar grande;
    12.   Incentive-os a persistirem e celebre os resultados;
    13.   Compartilhe do entusiasmo deles;
    14.   Ajude-os a tornarem-se experts em algo;
    15.   Elogie mais e critique menos;
    16.   Converse a respeito dos sonhos ou do que os afligem;
    17.   Esteja sempre disponível para ouví-los;
    18.   Encontre interesses em comum;
    19.   Desculpe-se quando fizer algo errado;
    20.   Ouça a música favorita deles com eles, pelo menos uma vez ou proponha momentos agradáveis e descontraídos às vezes;
    21.   Agradeça-os;
    22.   Deixe claro o que você gosta neles;
    23.   Recorte figuras, artigos de revistas que possam interessá-los;
    24.   Acene e sorria quando estiver longe;
    25.   Pegue-os fazendo algo certo e cumprimente-os por isso;

    Lembre-se:. Eles não se importam com quanto nós sabemos, o que eles querem saber é o quanto nós nos importamos. Coloque em prática essas dicas e veja a mudança no comportamento dos seus alunos.
    FICA A DICA!! BEIJOS... LÚ