"Estar em paz , em hebreu significa estar inteiro".
Viver em paz é viver o cotidiano que a vida nos convoca.
É impossível pensar na paz se imaginando um ser solitário, é necessário cultivar na mente a sabedoria de sentir-se e perceber-se parte. A raça humana é uma só família. Fazemos parte do "todo".
É humano desequilibrar-se diante dos problemas que surgem no dia-a-dia, no entanto reequilibrar-se é difícil, porém não impossível .
E o que nós enquanto escola estamos fazendo para realizar o sonho da paz?
Nos dias 15 e 16 de maio tive a oportunidade de participar de um evento maravilhoso!
Onde pudemos absorver muita energia boa para darmos continuidade a luta pela paz. É gritante e não é surpresa, a necessidade de disseminar a cultura da paz nas escolas, nas famílias, enfim, na sociedade atual, que em meio a tantas tribulações e stress do dia-a-dia, não se dão conta de que a paz deve começar em nós, resgatando valores morais, o respeito, a ética e atitudes gentis.
Vimos que a paz é um tema muito mais amplo do que parece, e não depende só da escola, é uma questão intersetorial, envolve qualidade de vida, saúde, segurança, estrutura familiar... Mas nada nos impede de começarmos a semear esta sementinha...
Deixo aqui esta reflexão, para que possamos juntos manifestar nosso repúdio pela violência, de toda forma (infantil, contra a mulher, ao idoso, no trânsito...), pelas drogas que invadem cada vez mais os lares e destrói vidas. Há uma luz no fim do túnel e ela se chama "EDUCAÇÃO".
Já dizia Paulo Freire:
"A educação não muda o mundo, muda os homens, que mudam o mundo".
A escola é lugar de ensinar valores, e praticá-los, no qual devemos exercitar a tolerância, a conversa,a cooperação, o respeito e atividades criativas para que o aluno se desenvolva intelectualmente, para conseguir se reequilibrar na vida diante aos inúmeros problemas que surgirão.
Seja você a mudança que deseja ver no mundo. (Ghandi)
0 comentários:
Postar um comentário