quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Planejando o primeiro dia de aula

Olá pessoal! Olha que ideias legais eu encontrei no blog Gente miúda  www.pragentemiuda.blogspot.com.br 

Objetivos
  • Planejar a volta às aulas e propiciar um momento de maior descontração e interação entre as crianças, seus novos colegas, professora, por meio do lúdico;
  • Trabalhar o sentimento de insegurança;
  • Recepcionar os pequenos nos primeiros dias de aula;
  • Adaptar os alunos ao ambiente escolar;
  • Desenvolver a interação entre os alunos;
  • Valorizar a amizade;
  • Desenvolver o ser participativo e atuante;
  • Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.
Por onde começar? 

Normalmente, os alunos que retornam das férias têm pouca dificuldade para se adaptar novamente à rotina das aulas. Geralmente, as crianças têm muita insegurança em relação ao novo ambiente e aos colegas de turma. Para amenizar esse receio, o professor pode levar seus alunos para conhecer os demais ambientes da escola e funcionários. Além disso, as crianças podem levar pertences pessoais e o professor realiza a troca deles. Após observar os pertences, cada um fala sobre o seu objeto e o do amiguinho. Assim elas criam laços mais íntimos, conversam e se conhecem melhor.

Você sabia? A intervenção amistosa e segura de uma professora bem preparada costuma atenuar o impacto da separação, quando a criança agora tem de frequentar a escola. Isso ameniza as expectativas negativas desta vivência, na medida em que ela vai conversando com os pais e com a criança, esclarecendo dúvidas e transmitindo carinho e amizade à criança. 

1º Momento - Dinâmicas e organização
Além das dinâmicas em grupo com a equipe da escola, organizar materiais e conteúdo educacional previamente garante mais eficiência no momento de receber os alunos. Algumas tarefas sejam cumpridas antes mesmo das aulas iniciarem, para que os professores sintam-se seguros e possam passar a mesma sensação às crianças. Separe materiais como massinha, palito, papeis variados, argila, pedaços de tecido e brinquedos. É importante também preparar um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos, e estudar o perfil das crianças que já estudam na escola, tendo como base informações da família ou a partir de registros dos anos anteriores feitos pela escola ou anotados em reuniões de pais.



Atividade para relaxar
Esta atividade tem o objetivo de desenvolver a expressão corporal, socializar as crianças e relaxar e aliviar as tensões. Peça que façam uma roda e que se sentem no chão confortavelmente. Oriente duplas a fazer massagens nas mãos, pés e costas do amiguinho. Depois, a dupla inverte e a outra criança é massageada. Assim, os alunos terão mais confiança entre si e sentirão o ambiente escolar muito mais agradável.

Brincadeira - Chuvinha de papel

Como que brinca? Em roda, ao som de músicas calmas, a professora coloca papéis de diversas cores e texturas ao centro (jornal, revista, E.V.A., crepom, cartolina, entre outros). Ela também estimula os pequenos a manipularem e a rasgarem livremente os papéis. Em seguida, junta-se todos os papéis e joga-se para o alto, fazendo a chuvinha!
DICA: A professora pode participar das brincadeiras e se apresentar como a turma... Outra sugestão é que os pais permaneçam nos primeiros dias de aula na escola junto com os filhos para que a adaptação seja mais tranquila e não seja uma fase traumática para a criança.
2º Momento - Hora de fazer arte
Após esse momento de diversão, no qual os pequenos expressam-se e sentem-se acolhidos na brincadeira, faz-se uma obra de arte utilizando os papéis. Podem ser feitas colagens diversas e também papel machê para fazer modelagens. Além dos papéis, a professora utiliza também tintas guache, plástica, pincéis e outros.

Receba as crianças com carinho
É importante que o professor e a escola demonstrem para pais e alunos que eles preparam com carinho a escola e a sala para recebê-los. E o que é possível fazer? Que tal deixar a sala de aula bem bonita para os pequenos? Capriche na decoração!!!

Confecção de Lembrancinhas
Outra sugestão importantíssima são as lembrancinhas e mimos... Você pode optar por levar a lembrancinha pronta ou fazer em sala de aula nos primeiros dias com a turma. O importante é não deixar de preparar um pequeno presente ou lembrancinha que será bem útil durante o período escolar... Sugerimos a confecção de estojinho de EVA ou de feltro para guardar canetinhas e lápis de cor. Vamos ver algumas sugestões?

Estojinho de EVA, veja outras dicas feitas em EVA aqui neste link.

Aprenda a fazer este estojinho de feltro aqui, muito fácil!
Aprenda a fazer este estojo de garrafa pet AQUI.
3º Momento - História, música e dramatização
Tem o objetivo de desenvolver a expressão oral, socializar, dar noções rítmicas,  trabalhar a percepção auditiva e dramatizar. A dica aqui é trabalhar a história 'Os músicos de Bremen', também conhecida como 'Os 04 heróis'.

Para trabalhar a história você vai precisar apenas de instrumentos musicais de brinquedo ou feitos com sucata (opcional). Conte livremente a história, que fala sobre um burrinho que, abandonado pelo dono por já estar velho demais, decide realizar seu sonho de ir a Bremen, a cidade dos músicos, e se tornar um flautista famoso. No caminho ele encontra um cão, um gato e um galo, e propõe aos novos amigos que sigam juntos para Bremen e lá formem uma banda. A partir desse ponto, invente diversas aventuras e peça aos alunos para fazerem barulhos e tocarem instrumentos que ajudem a narrar o conto. A sonoplastia criativa das crianças será motivo de risadas e diversão durante a aula. Outra sugestão é produzir uma peça, para que as crianças dramatizem os animais da história.


Hoje tem palhaço? Tem sim senhor!
A escola também pode promover nas primeiras duas semanas de aulas atividades diferentes que atraiam as crianças pela escola. Que tal contratar palhaços para fazerem apresentações aos pequenos? E por que não fazer uma seção de cinema com um filme divertido e dar saquinhos de pipoca para eles?

É isto aí... estas são apenas algumas dicas para te ajudar... elabore sua volta às aulas com grande alegria, entusiasmo e carinho que com certeza seu ano letivo será um grande sucesso! Beijinhos e até mais!



Read more:http://www.pragentemiuda.org/2014/01/planejamento-para-volta-as-aulas.html#ixzz2pw7XKVf
e

15 comentários:

Unknown disse...

lindo site, parabéns fico grata pelo auxílio!!!!!

debora disse...

amei as dicas do primeiro dia de aula. parabéns e obrigada.

debora disse...

amei as dicas do primeiro dia de aula. parabéns e obrigada.

Angélica disse...

Amei, obrigado pela dica.

Cláudia Neves disse...

Amei suas dicas.Página linda e atrativa .Parabéns!!!

Anônimo disse...

Gostei, parabéns!

Marcony disse...

demais

Unknown disse...

Boas dicas! Obrigada!

Unknown disse...

Bom demais!! Obrigada!

ana -star disse...

Amei as dicas,e irei sempre visitar esse blog.Parabéns!!!

Unknown disse...

Amei as dicas!!!!

Unknown disse...

Dicas maravilhosas!
Obrigada!

Unknown disse...

Amei todas as dicas,sao todas interessantes!

Helloiza Alonso disse...

ótimas dicas, vou usar no objetivo zona norte SP muito bom, top demais!

Victor disse...

E que tal começar suas aulas com dinâmicas para o primeiro dia de aula? Acredito que esse seja o momento ideal para causar uma ótima impressão e conhecer um pouco mais os alunos na medida que apresenta a escola e você. https://demonstre.com/dinamicas-para-o-primeiro-dia-de-aula/

Postar um comentário