quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PROJETO: ADAPTAÇÃO ESCOLAR

JUSTIFICATIVA:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
O projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
Caberá a nós educadores, estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente escolar contribuirá para o seu desenvolvimento global, estará certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.


OBJETIVO GERAL:
  •  Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
  • Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
  •  Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
  •  Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
  •  Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
  • Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
  • Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
   Conteúdos Conceituais
  • Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
  • Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
  •  Construção da própria imagem e da identidade;
  • Valorização positiva da própria identidade;
  • Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
  • Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
  •  Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
  •  Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
  •  Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
  •  Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
  •  Aceitação da separação;
  •  Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
  • Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
  • Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
  • Participação na vida da escola;
  • Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
  • Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
  • Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
  • Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
Contemplação das áreas

Língua Portuguesa
Linguagem oral:
§ Conversas, relatos de vivências, narração;
§ Nomear a professora, funcionários e colegas;

Linguagem escrita:
§ Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
§ Pseudoleitura das regras de convivência.

Matemática
§ Orientação Espacial;
§ Percurso de trajeto, localização;
§ Contagem oral;
§ Jogos matemáticos;
§ Leitura de calendário.

Natureza e Sociedade
§ Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.

Visual
§ Pintura livre (interferência);
§ Modelagem
§ Recorte e colagem;
§ Fantoches, vídeos, slides.

Movimento
§ Roda cantada;
§ Ginástica;
§ Dança;
§ Jogos simbólicos
§ Esquema corporal.

Música
Diferentes tipos de sons e músicas diversas.

ATIVIDADES:
° Cantigas De Roda;
° Histórias;
° Construção de textos;
° Pintura coletiva;
° Construção de crachás;
° Dobraduras;
° Vídeo;
° Fantoche do coelho;
° Lembrancinhas.

METODOLOGIA:

° Em círculo contar histórias, depois explorá-las. Desenhar o que mais gostou na história.
° Construir dobraduras dos personagens da história.
° Dar livros, revistas, papéis coloridos para na folha sulfite colarem o que mais gostam de fazer.
° Desenho sobre suas férias.
° Construir crachás para fixar os nomes, ler com eles, perguntar qual letra começa o nome, quantas letras possui.
° Desenhar o caminho de sua casa até a escola. Quem mora perto? Passa por onde? Padaria? Posto?
° Conversar sobre a Páscoa.

RECURSOS:

Folhas, tintas, papel pardo, livros de histórias, vídeo, revistas, livros, cola, tesoura, pincel.

AVALIAÇÃO:
Observação e registro

0 comentários:

Postar um comentário