Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
O projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
Caberá a nós educadores, estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente escolar contribuirá para o seu desenvolvimento global, estará certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.
OBJETIVO GERAL:
- Favorecer um ambiente rico em estímulos,
onde a criança poderá conhecer viver novas experiências, expressando seus
pensamentos, sentimentos e emoções livremente;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Proporcionar um ambiente agradável e
acolhedor, visando o bem-estar do educando;
- Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo
se integrando á dinâmica do grupo.
- Desenvolver atividades que permitam que
as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e
funcionários.
- Familiarizar a criança ao espaço escolar
e sua rotina;
- Oferecer aos pais sugestões, dicas e
idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
- Propiciar um ambiente seguro para que a
criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
- Estabelecer
uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da
criança.
Conteúdos Conceituais
- Identificação das pessoas suas funções no
ambiente escolar;
- Conhecer o espaço físico e a rotina da
escola;
- Construção da própria imagem e da
identidade;
- Valorização positiva da própria identidade;
- Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da
escola;
- Reconhecer as pessoas e suas funções na
escola;
- Situar-se e orientar-se nos espaços
físicos da escola;
- Reconhecimento dos espaços que são de seu
uso;
- Manifestação das próprias necessidades,
vivências, emoções e sentimentos;
- Aceitação da separação;
- Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
- Enfrentar e superar as dificuldades do
processo de adaptação;
- Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida
escolar;
- Participação na vida da escola;
- Interesse pela relação afetiva com a
educadora e com os companheiros;
- Confiança e segurança progressiva nas suas
próprias possibilidades;
- Interesse para vencer as dificuldades da
transição do ambiente familiar para o escolar;
- Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
Contemplação das áreas
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
§ Conversas, relatos de vivências, narração;
§ Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
§ Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
§ Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
§ Orientação Espacial;
§ Percurso de trajeto, localização;
§ Contagem oral;
§ Jogos matemáticos;
§ Leitura de calendário.
Natureza e Sociedade
§ Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Visual
§ Pintura livre (interferência);
§ Modelagem
§ Recorte e colagem;
§ Fantoches, vídeos, slides.
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
§ Conversas, relatos de vivências, narração;
§ Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
§ Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
§ Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
§ Orientação Espacial;
§ Percurso de trajeto, localização;
§ Contagem oral;
§ Jogos matemáticos;
§ Leitura de calendário.
Natureza e Sociedade
§ Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Visual
§ Pintura livre (interferência);
§ Modelagem
§ Recorte e colagem;
§ Fantoches, vídeos, slides.
Movimento
§ Roda cantada;
§ Ginástica;
§ Dança;
§ Jogos simbólicos
§ Esquema corporal.
Música
Diferentes tipos de sons e músicas diversas.
§ Roda cantada;
§ Ginástica;
§ Dança;
§ Jogos simbólicos
§ Esquema corporal.
Música
Diferentes tipos de sons e músicas diversas.
ATIVIDADES:
° Cantigas De Roda;
° Histórias;
° Construção de textos;
° Pintura coletiva;
° Construção de crachás;
° Dobraduras;
° Vídeo;
° Fantoche do coelho;
° Lembrancinhas.
METODOLOGIA:
° Em círculo contar histórias, depois explorá-las. Desenhar o que mais gostou na história.
° Construir dobraduras dos personagens da história.
° Dar livros, revistas, papéis coloridos para na folha sulfite colarem o que mais gostam de fazer.
° Desenho sobre suas férias.
° Construir crachás para fixar os nomes, ler com eles, perguntar qual letra começa o nome, quantas letras possui.
° Desenhar o caminho de sua casa até a escola. Quem mora perto? Passa por onde? Padaria? Posto?
° Conversar sobre a Páscoa.
RECURSOS:
Folhas, tintas, papel pardo, livros de histórias, vídeo, revistas, livros, cola, tesoura, pincel.
AVALIAÇÃO:
Observação e registro
° Cantigas De Roda;
° Histórias;
° Construção de textos;
° Pintura coletiva;
° Construção de crachás;
° Dobraduras;
° Vídeo;
° Fantoche do coelho;
° Lembrancinhas.
METODOLOGIA:
° Em círculo contar histórias, depois explorá-las. Desenhar o que mais gostou na história.
° Construir dobraduras dos personagens da história.
° Dar livros, revistas, papéis coloridos para na folha sulfite colarem o que mais gostam de fazer.
° Desenho sobre suas férias.
° Construir crachás para fixar os nomes, ler com eles, perguntar qual letra começa o nome, quantas letras possui.
° Desenhar o caminho de sua casa até a escola. Quem mora perto? Passa por onde? Padaria? Posto?
° Conversar sobre a Páscoa.
RECURSOS:
Folhas, tintas, papel pardo, livros de histórias, vídeo, revistas, livros, cola, tesoura, pincel.
AVALIAÇÃO:
Observação e registro
0 comentários:
Postar um comentário